Advertisement

some text

Como Congelar Legumes Para Economizar Tempo e Dinheiro na Cozinha!




Já parou para pensar em como congelar legumes facilitaria seu dia a dia e te faria economizar tempo e dinheiro no final da semana? 

Estava montando esse post há dias. Queria trazer pra vocês como congelar legumes e ajudar a facilitar sua vida na cozinha! Além de economizar tempo no dia a dia, ainda dá para economizar uma graninha aproveitando promoções e comprando alguns itens em maior quantidade e depois congelando.
Não está fácil pra ninguém… cada dia temos menos tempo para ir as compras e precisamos cada vez mais ser assertivos no que e quanto comprar para não acabarmos jogando comida fora.
Quando comecei a “pilotar” a cozinha aqui de casa, tinha muita dificuldade em acertar na quantidade de coisas que deveria comprar. Ou comprava de menos e tinha que ir ao mercado mais de uma vez por semana, ou comprava demais e acabava perdendo…
Pra minimizar isso, comecei a fazer um cardápio semanal e fazia as compras em cima disso. É claro que nem sempre conseguia seguir a risca. As vezes vinha gente jantar em casa, as vezes jantávamos fora… mas comecei a “adiantar” algumas preparações e congelar. Assim, se por algum motivo não fossemos consumir a comida naquele dia, não haveria desperdício… era so manter no freezer.
Já estou escrevendo o post sobre como fazer um cardápio para a semana e otimizar as compras. Devo publica-lo em algumas (poucas) semanas, eu prometo... 
Mas queria primeiro falar com vocês sobre como congelar legumes, na verdade, dividir com vocês como faço aqui em casa já pensando num cardápio especifico, ou simplesmente adiantando o dia a dia.
Depois de ler bastante sobre congelamento, branqueamento de legumes e fazer alguns testes, percebi que alguns legumes podem ser congelados sem branqueamento. Eu confesso que prefiro fazer o branqueamento (já te explico já o que é isso), mas nem sempre dá tempo…

Como Congelar Legumes

Vou descrever aqui os legumes que costumo congelar, pois acho que são super mão na roda e deixam qualquer refeição mais colorida e nutritiva.
O passo a passo para todos os legumes que são branqueados é o mesmo. O que muda é apenas o tempo em que o legume passará na água quente/fria. Existem inúmeras tabelas de tempo de branqueamento para legumes. Eu sinceramente trabalho com 1 minuto para todos os legumes que branqueio, com exceção da cenoura que deixo 2 minutos. Acho mais prático e dá super certo.
Ah, outro ponto é o corte dos legumes. Eu corto de 2 formas: cubos ou palitos (exceto a vagem que é em rodelinhas). Não gosto de cortar legumes em rodelas… mas é coisa minha…

Como Congelar Mandioquinha

A mandioquinha é um legumes que estraga num piscar de olhos… Acho incrível… Aqui em casa, no mesmo dia em que eu compro a mandioquinha já faço o processo de branqueamento e congelo. Nunca mais perdi mandioquinha…
Vamos ao passo a passo do branqueamento:
1. Pique as mandioquinhas em cubos. Tente manter um tamanho uniforme. Não é frescura estética não, é para termos legumes no mesmo ponto de cozimento. Mas não precisa pegar uma régua não tá??!??! É no olho mesmo…
2. Coloque as mandioquinhas em água fervendo por 1 minuto. Eu costumo colocar 1 xícara de chá de mandioquinha por vez.
2. Passado 1 minuto, com a ajuda de uma peneira ou escumadeira retire a mandioquinha da água fervendo e passe em água corrente.
3. Coloque as mandioquinhas em água com gelo por 1 minuto.
4. Retire da água gelada e seque bem. Eu gosto de usar um papel toalha da Kitchen super absorvente para ajudar a secar. Facilita bastante.
5. Vc pode espalhar os cubinhos numa assadeira ou colocar num potinho aberto e levar ao freezer por umas 4 horas. Depois é só colocar em sacos próprios para congelamento, retirar o máximo de ar que vc conseguir e deixar no freezer. Quando quiser usar, basta abrir o saquinho, pegar a quantidade desejada e retornar o saquinho ao freezer!
Quando estava organizando as fotos reparei que não tinha etiquetado o saquinho… Eu sempre coloco uma fita crepe mesmo com a data em que eu fiz o congelamento.


Como Congelar Cenoura

Para a cenoura eu faço branqueamento usando o tempo de 2 minutos. Como o legumes branqueado não pode, na verdade não fica bom, para o consumo “cru”, eu sempre deixo algumas cenouras sem congelar em casa. Eu gosto de comer cenoura ralada na salada.
O processo é o mesmo da mandioquinha, com exceção do tempo.
1. Pique as cenouras em cubos. Lembre-se de tentar manter a uniformidade no tamanho!
2. Coloque as cenoura em água fervendo por 2 minutos.
2. Passados os 2 minutos, com a ajuda de uma peneira ou escumadeira retire a cenoura da água fervendo e passe em água corrente.
3. Coloque as cenouras em água com gelo por 2 minutos.
4. Retire da água gelada e seque bem. Como a cenoura é mais firminha, se vc quiser, pode passar pela centrifuga de folhas. Ajuda bem a secar também.
5. Aqui coloquei as cenouras num potinho e levei ao freezer.
Não se preocupa não, porque depois ela solta todinha…


Como Congelar Brócolis e Couve Flor

Aqui eu aproveito totalmente o brócolis, branqueio até os talos. Separo os “ramos” do talo e faço o processo de braqueamento usando 1 minuto na água fervendo e 1 minuto na água gelada, como fizemos com a mandioquinha.
Acho que o brócolis fica com uma cor linda!!! E se mantem assim depois de refogado!
Para a couve flor, o processo é o mesmo, mas tem um truque para deixa-las branquinhas: colocar vinagre na agua! 
Aqui são os talinhos já picados e branqueados (passados pela água fervendo e depois gelada, 1 minuto cada).
Levo ao freezer em aberto (sem tampar) por pelo menos 4 horas. Depois é só colocar em saquinhos, etiquetar e usar na quantidade que vc achar melhor.



Como Congelar Vagem

Para a vagem eu não faço branqueamento. Congelo crua mesmo. Testei das duas formas e não vi diferença no sabor/textura depois e pronta.
Eu fatio, espalho em uma forma, levo ao freezer por 4 horas e depois coloco em saquinhos.


Sugestão de Como Servir:

O legal de vc congelar todos os legumes separados, é que vc monta o mix do jeito que vc quiser! Fica livre para criar várias combinações e não come todo dia a mesma coisa!
Para os solteiros é uma super mão na roda… Fica pronto rapidinho e sem desperdício nenhum!!
Na hora de usar, tenho sempre em mente a seguinte medida: 1 xícara de chá de legumes congelados por pessoas. Assim não tem desperdício.
Numa panela, aqueço um pouco de manteiga e azeite.
Acrescento os legumes (do freezer para a panela), tempero com alho em flocos ou espremido, sal e pimenta e deixo refogar.
Não precisar colocar água. Deixe em fogo baixo por uns 10 minutos e pronto!!  Nesse aqui de baixo finalizei com salsa desidratada… Adoro alho com salsa!!
Seus legumes prontos para serem devorados!
Ah!! Voce pode fazer uma sopa e legumes a jato também!! Nessa receita aqui é só levar os legumes da freezer pra a panela, depois de refogar a carne!! 


Os pratos ficam com cores lindas, super saudáveis e nutritivos!
Vc também pode misturar com carnes, frangos, macarrão… mas isso é assunto para o próximo post que está quase pronto… Aguardem… Vou mostrar como eu congelo carnes, frango, peixe…

Temos uma pasta no Pinterest com várias dicas para você economizar tempo e dinheiro na cozinha! Confere clicando aqui!! 
Como Congelar Legumes

Postar um comentário

0 Comentários