Advertisement

some text

Batata Recheada Muito Simples, Cozida no Microondas!


Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida é batata recheada! Amo porque você pode rechear com o que tem na geladeira, amo porque não precisa de acompanhamentos (quando muito uma salada para ficar mais saudável rs…). Além disso, é pratico demais! Por essas razões, motivos não faltam para fazer batata recheada!
Eu sempre assava a batata no forno, enrolada em papel alumínio. Depois abria, recheava e voltava para o forno. Entretanto, recentemente, aprendi a fazer a batata no microondas! Muito mais rápido e prático! Afinal, a gente gosta de comer bem sem perder tempo na cozinha!
A finalização continua sendo no forno, mas com essa dica de iniciar o processo no microondas, consequentemente, a gente ganha fácil uns 40 minutos! 
Você só precisa adequar o tempo de cozimento, porque cada microondas tem uma potência diferente, e o tamanho da batata também influencia muito. 

Batata Recheada – Microondas

Mas antes que você se empolgue e saia colocando as batatas de qualquer jeito no microondas, respira porque tem um segredinho para iniciar o processo da batata recheada no microondas…
Primeiro de tudo, o pulo do gato é fazer furos na batata com o auxílio de um garfo, ou até mesmo uma faca com ponta. Alem disso, é preciso enrola-la no papel toalha. Não me pergunte exatamente o motivo de usar o papel toalha… ainda não achei a resposta! Sobretudo, confie em mim rs… dá certo! 
Para batatas medianas, eu gastei 8 minutos no microondas. Certamente, para batatas maiores esse tempo aumente. 
Assim, passados os 8 minutos, abra o microondas e, com o auxilio de um pano, retire a batata. Sim, ela vai estar mega quente!!! Muito cuidado para não se queimar! 
Assim que você retirar do microondas, enquanto a batata ainda estiver quente, com um garfo ou até mesmo a faca com ponta, espete a batata para saber se ela está cozida por dentro. É bem provável que, a essa altura, ela já esteja molinha. Se ainda estiver firme, retorne ao microondas por mais 2 minutos. Retire novamente, fure com o garfo e veja se já chegou no ponto! 
Assim que a batata estiver macia, com muito cuidado porque vai estar quente, corte-a ao meio (no sentido do comprimento), a fim de que você consiga retirar um pouco do miolo. Finalmente você pode rechear com o que mais gosta! 

Recheio 

É provável que você esteja tão a fim de fazer essa batata recheada, que está pensando no que tem na geladeira… rs… 
Vou te dar algumas ideias de recheios, mas lembre-se sempre de dar aquela olhada na geladeira e garantir que não tem nada a ponto de estragar! 
Entre os recheios que eu sugiro estão:
Frango desfiado, como esse que eu usei nessa foto, e que é coringa para você ter no freezer!! Se você não sabe como fazer, então sugiro que você de uma passadinha no post onde mostro como fazer esse frango desfiado e com molho numa panela so
Pode usar uma carne moída com requeijão, sobrou strogonoff? Pode colocar dentro e cobrir com batata palha!!
Além disso, você também pode usar calabresa com cream cheese!! Escândalo de bom!
Minha dica é sempre usar um recheio cremoso ou acompanhar o recheio com molho branco, bolonhesa, cream cheese, requeijão… algo que deixe ele cremoso, afinal, queremos uma batata suculenta! 
Mas voltando a batata recheada da foto, aqui usei frango com molho, cobri com queijo (que pode ser mussarela, provolone, prato) e levei ao forno apenas para gratinar. Uns 10 minutos em 200C são mais que suficientes! 
Para finalizar, salpiquei uma salsinha por cima! Vocês já sabem a regra né? Se tem verde, é saudável rs…. 

Dicas:

Se for fazer várias batatas, sugiro “cozinhar” uma a uma no microondas. Se a quantidade for muito grande, talvez compense fazer no forno convencional. Aí é só embrulhar cada uma delas no papel alumínio e levar o forno preaquecido em 180C por uns 50 minutos.
Voce também pode cozinhar em agua e sal. Você pode usar a panela de pressão elétrica também! Eu tenho uma da Mondial e super recomendo! Clique aqui para saber mais! 

E aí, achou prático esse prato? Se voce mora sozinha ou tem o habito de cozinhar só para você, visite a tag Porção para 1 aqui do blog! São várias receitas que rendem poucas porções e são perfeitas para você! 

Postar um comentário

0 Comentários