Advertisement

some text

Congelamento de Carnes Prontas – Uma Economia de Tempo

Voltei com o assunto de congelamento e agora congelamento de carnes prontas! Mas vou falar de como organizar e congelar carnes cruas também! 
Gente, estou amando fazer os testes aqui em casa e ver como realmente as ideias ajudam a reduzir nosso tempo na cozinha!
Na semana passada falei sobre congelamento de legumes e o post foi um sucesso! Muita gente agradecendo e dizendo que testou e aprovou a ideia!
Agora vamos completar aquele post, trazendo mais opções práticas para você ter no seu freezer.
Eu sempre congelei muita carne aqui em casa. Eu divido em porções, embalo, anoto data, tipo de carne e levo ao freezer. Acho que isso muita gente faz. Mas de um tempo pra cá comecei a testar o congelamento de carnes prontas, ja temperadas e refogadas e tem dado super certo. Só não gostei muito do resultado do peixe, mas vou continuar testando e se chegar a um bom resultado, posto para vocês.
Mas vamos falar do que já deu certo.
Primeiro vou dar algumas dicas de congelamento de carne cruas, como eu divido as porções, só para orientar quem ainda está começando nessa jornada de ganhar tempo!
A primeira coisa é saber quanto sua família consome de carne por refeição. Aqui em casa, quando falamos de filé de frango ou bife, o numero é sempre 4: 4 files de frango, 4 bifes… meu marido come 2, meu filho e eu comemos 1 cada. Como nem sempre meu marido janta em casa e no almoço somos apenas o pequeno e eu, as porções são sempre feita de 2 em 2. Como na foto abaixo. Embalo em saquinho próprio para congelamento, anoto o que é, a quantidade e a data que congelei.


Também faço isso com peixe. No caso do St. Peter, sempre coloco 2 filés e meio na embalagem, já que o filé é grande. Isso é suficiente para um refeição em família aqui em casa.


Para o peito de frango, compro sem pele e sem osso e congelo 1/2 peito de frango em cada saquinho, conforme a foto:

Fácil não é?
Mas eu queria ainda mais facilidade!! Então um dia refoguei uma quantidade grande de carne e congelei uma parte para testar. Dias depois tirei do freezer e deixei descongelar na geladeira durante a noite. No almoço fiz um strogonoff. Super rápido…  Nem acreditei como ganhei tempo!!! Depois disso passei a fazer com frequência: Compro as carnes, refogo uma quantidade grande e divido em porções.
Aqui em casa a porção é sempre de 300g. Essa quantidade de carne, mais o arroz e acompanhamentos são suficientes.
O importante é sempre tirar a carne um tiquinho antes dela ficar pronta. Sabe quando vc prova a carne na panela e pensa: “Só mais um pouquinho”? Nesse momento você tira do fogo.
Outro truque é com relação ao tempero. Depois de congelado, alguns temperos tem seu sabor intensificado, então vale fazer um tempero levinho e corrigir depois. Até para vc ficar livre para misturar a carne como vc quiser!
Para embalar a carne, vc pode usar saquinhos de congelamento, potes plásticos ou potes de vidro próprios para ir ao freezer. Lembrando que o alimento expande no freezer, então nunca encha por completo os potes de vidro para evitar acidentes. Aqui eu uso o famoso: “O que tem”… kkkk… se tem saquinho muito bem, se não tem, vai no potinho mesmo… Sem stress…
Faço isso com carne picadinha, frango picadinho, frango cozido e desfiado e carne moída.


Como não são pratos prontos, vc pode variar fazendo strogonoff, carne com legumes, um frango com uma pegada mais chinesa misturando legumes e shoyu, uma carne com creme de gorgonzola… é só colocar a criatividade para funcionar.
Olha esse franguinho simples que ficou pronto em minutos, graças a carne que já havia sido refogada e aos legumes que já estavam picados e branqueados.


Outra coisa que venho fazendo muito, é manter sempre no freezer, molho a bolonhesa, frango ao molho, quibe, lagarto fatiado… Quando vou fazer um molho a bolonhesa, dobro as quantidade e congelo uma parte. Simples né? Não vai fazer a menor diferença fazer 500g ou 1kg de carne em termos de tempo… então porque não aproveitar tempo e gás? Economia de tempo e dinheiro! 
Esse frango pode ser usado como molho para massas, recheio de torta, para um lanchinho…


Quibe de forno congelado. Já coloco as instruções na tampa! Veja a receita completa aqui



Postar um comentário

0 Comentários