Advertisement

some text

Risoto de Abobora e Carne Seca

Risoto de Abobora e Carne Seca

Porque um Risoto de Abóbora e Carne Seca Conforta Corpo e Alma… 
Sei que falei que ia entrar numa dieta braba quando chegasse ao Brasil, mas essa friaca nao me deixa comer salada… de verdade, não consigo comer salada em dias frios… Esse tempinho me dá vontade de comer comidinhas comfort food e acho que risoto tem tudo a ver com isso…
No sábado fiz esse risoto super pratico de abobora e carne seca. Já falei aqui que nunca fui fã de abobora em pratos salgados, mas depois da sopa de abobora e gorgonzola que eu fiz no mês passado, tenho me permitido experimentar mais coisas e olha que não tenho me arrependido não!!
Nesse risoto eu usei a carne seca da Vapza, que já vem prontinha, mas vc pode usar a carne seca normal, aquela que compramos no mercado e cozinhamos. Eu sugiro a marca Paineira. Não é publicidade não gente, é porque eu gosto mesmo dessa marca.
Essa receita serviu 2 adultos e 1 criança pequena como prato único… rende bem!

Risoto de Abóbora e Carne Seca

1 xicara de cha de arroz arbório
500g de abobora cabotiã cortada em cubos de mais ou menos 1 cm
1,5 litro de caldo de legumes fervendo
1 colher de sopa de salsão picado bem pequenininho
3 colheres de sopa de alho poro fatiado bem fino
1/4 cebola media picada em cubos
1/2 cenoura pequena ralada (ralo fino)
1 colher de sopa de azeite
1/3 xícara de chá de vinho branco (vale espumante que também fica bom)
1/2 xicara de queijo meia cura ralado
400g de carne seca (usei Vapza)
Sal e pimenta a gosto

Como fazer:
1. Aqueça o caldo de legumes
2. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue o salsão e a cenoura
3. Em seguida acrescente a cebola e o alho poro e mexa bem
4. Acrescente a abobora e arroz e misture bem
5. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar por completo
6. Acrescente o caldo de legumes até cobrir o arroz e comece a mexer. Esse processo é importante para que o arroz arborio solte o amido. Isso é que vai deixar seu risoto cremoso.
7. Acrescente a carne seca e continue mexendo.
8. Tempere com sal e pimenta do reino. Se vc, como eu, não tem noção clara de quanto sal deve colocar, vá colando aos poucos.
9. Conforme o caldo vai secando, vá acrescentando mais. Use sempre uma xícara de caldo por vez e continue mexendo. Talvez vc nem use todo o caldo, mas eu sempre prefiro ter mais caldo do que menos…
10. Agora é ir mexendo e provando sempre antes de cada adição de caldo.
11. Quando o arroz estiver no ponto (firme por fora e molinho por dentro), desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e mexa bem.
12. Leve a mesa imediatamente, porque risoto frio ninguém merece!!
Espero que gostem e façam em casa!!

Querem mais receitas de risoto? Confiram na tag Risoto aqui no blog e acompanhem, também, nossa pasta de risotos no Pinterest
Risoto de Abobora e Carne Seca

Postar um comentário

0 Comentários