Advertisement

some text

Quindim

quindim, doce de ovos, doce de gema de ovo

Quem mais é apaixonado por quindim? 
Pensa numa pessoa feliz… aí multiplica essa felicidade por mil… sou eu depois de conseguir fazer meu primeiro quindim!
Gosto muito desse doce, mas muito mesmo… Assisti a uns 2 programas que ensinavam a fazer quindim e desisti… Muito complicado…
O tempo passou e eu já tinha desistido de fazer o quindim em casa… Até que eu comprei o livro da Paloma Jorge Amado, A Comida Baiana de Jorge Amado e nele tem uma receita de quindim que parecia fácil de ser feita. Ao menos não tinha 200 mil passos e truques etc…
Fiz a receita e acertei de primeira (coisa que não é lá muito comum kkkk)… Super recomendo a receita, tanto no que diz respeito a sabor, como no que diz respeito a praticidade!

Quindim 

8 gemas
3/4 xicara de cha de açúcar
1/2 xicara de cha de agua
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/4 xicara de cha de coco ralado
1/4 colher de cha de caldo de limao
Manteiga para untar

Como fazer:
1. Preaqueça o forno a 180C e unte com manteiga 15 forminhas individuais de 4,5 cm de diâmetro
2. Numa panela larga, coloque a agua e o caldo de limão. Acrescente o açúcar no meio da panela uma colherada de cada vez. Mexa com o dedo bem devagar apenas para o açúcar se dissolver. Não agite muito a agua. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 12 minutos.
3. Enquanto a calda cozinha, quebre os ovos e separe a gema da clara.
4. Coloque uma peneira sobre uma tigela media. Coloque as gemas na peneira, fure-as e deixe que elas escorram pela peneira. Não passe a colher.
5. Junte às gemas o coco ralado e a manteiga e misture bem.
6. Despeje um pouco da calda já morna sobre as gemas e mexa bem. Depois despeje o restante e mexa novamente.
7. Numa assadeira onde caibam todas as forminhas, coloque um dedo de agua. O quindim deve assar em banho-maria
8. Encha cada forminha com o creme de gemas e coloque na assadeira. Cuidado para não espirrar agua. Coloque com delicadeza
9. Leve a forma ao forno e deixe assar por 45 minutos.
10. Passado esse tempo, retire a forma (cuidado para não se queimar com a agua quente). Tire todas as forminhas do banho-maria e deixe esfriar.
11. Para desenformar, o quindim não pode estar nem quente nem frio. Se quente ele quebra, se frio não desenforma. Ele deve ser desenformado morno.
12. Para desenformar eu passo uma espátula (aquele de espalhar pate) com muito cuidado em toda a volta do quindim. Acho que ajuda…

Dica

Para quem gosta de Jorge Amado, esse livro de receitas é um passeio pelas obras do autor. O livro traz as receitas dos “quitutes” servidos nas obras.
O quindim, por exemplo, aparece em Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres e Farda, Fardao, Camisola de Dormir.
Se voce gosta de sobremesas práticas? Então dá uma olhada na nossa categoria Pra Sobremesa

Postar um comentário

0 Comentários