Quem segue o blog no instagram (@seeufizvcfaz), viu que ontem rolou um jantarzinho árabe aqui em casa. Coisa bem simples, so para reunir “asamigas”!
Tivemos quibe cru, homus, tabule, torrada de pão sírio com lemon pepper, coalhada seca e uma berinjela agridoce dos deuses!! Nem tudo foi feito por nós, algumas coisas foram compradas prontas, mas vou postar as receitas do que fizemos!
Não lembro se já falei aqui, mas moro numa cidade de forte influencia árabe: São Jose do Rio Preto. Aqui vc encontra, por exemplo, coalhada seca em qualquer padaria, quibe cru pronto em qualquer açougue ou supermercado… e como eu AMO comida árabe, me esbaldo por aqui!! Essa foi uma das grandes alegrias que tive quando cheguei a cidade! Além de ser uma cidade muito bonita e gostosa para se morar, a culinária árabe é muito forte e muito boa!
Mas chega de blablabla e vamos ao que interessa: a comida!
Pra começar, vamos com a receita da estrela da festa: Quibe Cru. Como agora tenho um moedor de carne (eba!!), comprei a carne em bifes e moí em casa, mas se vc não tem moedor, compra carne moída no açougue que dá na mesma.
Fizemos o jantar para 5 adultos
Quibe Cru
1kg de patinho moído (peça ao açougueiro para moer 2 vezes)
2/3 de xicara de trigo para quibe
1 + 1/3 xicara de agua (para hidratar o trigo)
1 colher de sopa de Sal de Ervas (usei Casa Amarela – ele tem alho, cebola, manjerona e sal)
1 punhado de hortelã (deve dar mais ou menos 1/2 xicara de cha)
4 cubos de gelo
Sal a gosto
Folhas de hortelã para decorar
Como fazer:
1. Coloque o trigo de molho e aguarde até que toda agua seja absorvida. Vc pode usar agua quente ou em temperatura ambiente. Eu usei quente, mas minha amiga disse que usa fria.
2. Se vc for moer a carne em casa, na primeira vez moa apenas a carne. Na segunda vez que passar a carne pelo moedor, passe as folhas de hortelã junto. Se vc comprar a carne já moída, pique o hortelã bem pequeno e misture a carne
3. Depois de o trigo ter absorvido toda agua (cerca de uns 20 minutos), misture-o a carne (certifique-se de que o trigo está sem agua, na duvida, esprema com a ajuda de um pano ou peneira).
4. Depois de bem misturado, acrescente o tempero, o sal e os cubos de gelo. Segundo minha amiga Tania, que foi quem botou a mão na massa, o gelo serve para hidratar a carne (phyno ne? rs)
5. Prove o tempero. Se estiver ok, acomode a carne no recipiente onde vc vai servir, cubra com filme plástico e volte a geladeira até que a carne fique fria (nós estávamos com tanta fome que pulamos essa etapa rs….).
Acho que pela foto não dá para ver, mas a Tania fez uma “firulinha” sobre o quibe: ela passou o garfo por toda a superfície fazendo um xadrez bem bonito! Ah, essas minhas amigas predadas!!!
Aqui uma foto da mesinha que montamos com os comes! So depois que sentamos para comer que percebi que tinha esquecido da coalhada seca, por isso ela não saiu na foto kkkkk….
Mais receitinhas desse nosso jantar árabe? Confere na tag JANTAR ARABE
0 Comentários