Estou tentando me organizar, pois as férias escolares estão chegando e serão 24 horas com o pequeno aqui em casa… Ai já viu ne? Não tenho tempo para mais nada. Só não deixo minha cozinha de lado, porque o restante fica todo atrasado. Vou aproveitar as férias para fazer várias receitas com ele… Adoro quando ele me “ajuda” na cozinha… kkkkk…. faz uma sujeira danada, mas vale a pena!!!
Essa receita de pãozinho é mega boa para quem vai ficar com a criançada em casa nas férias! É um pão super fofo, saboroso e que fica pronto rapidinho! Dá para colocar a garotada toda para ajudar a fazer as bolinhas.
Peguei essa receita no blog da Renata, o GoriaHuk. Pra quem tem instagram, vale segui-la. As receitas são ótimas e as fotos são lindas! De dar agua na boca!!!
Ah! E pra galerinha com APLV ou Intolerância a Lactose, esse pão é ideal, pois não tem leite na preparação!
Pão 30 Minutos
Vc vai precisar de:
1 xicara de cha + 2 colheres de sopa de agua morna (40C ou que vc consiga colocar o dedo e ficar 10 segundos sem se queimar)
1/3 xicara de cha de óleo (uso girassol)
2 colheres de sopa de fermento biológico seco (fermento para pão)
1/4 xicara de cha de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de sal
4 xicaras de cha de farinha de trigo (meu pão deu ponto com 3+1/2 xicaras)
Mel e coco ralado para cobertura
Como fazer:
1. Em uma tigela, misture a agua morna, o óleo, o açúcar e o fermento. Cubra de deixe fermentar por 15 minutos. use uma tigela um pouco maior, pois essa mistura vai virar uma espuma e crescer.
2. Aqueça o forno em 200C
3. Numa tigela, coloque 2 xicaras de cha de farinha de trigo e o sal.
4. Despeje a mistura fermentada sobre sobre a farinha e acrescente o ovo. Eu gosto de abrir um buraco na farinha de trigo e despejar os líquidos. Depois vou fazendo movimentos circulares com a mão para incorporar os ingredientes.
5. Mexa e vá adicionando a farinha de trigo de 1/2 em 1/2 xicara. Como eu disse acima, não precisei de toda a farinha de trigo.
6. Não precisava sovar o pão não, só misturar mesmo.
7. Faça bolinhas (de preferencia do mesmo tamanho para assarem por igual) e coloque numa forma untada (com óleo para os alérgicos) e enfarinhada ou use um tapete de silicone como esse da foto. A receita original fala que a receita rende 12 bolinhas. Eu acho que fiz a bolinha menor, porque minha receita rendeu 18 bolinhas!
8. Deixe que o pão cresça por 10 minutos.
9. Leve ao forno por 15 minutos ou até que estejam dourados. Fique atento, pois esse tempo pode variar de forno para forno.
10. Retire do forno e imediatamente pincele mel sobre os pães e salpique o coco ralado.
Sirva quentinho com café ou chá ou suco…. só não deixe de comer porque é muito macio!!!
Versão Salgada
Aqui fiz sem a cobertura, uma versão salgada… Para isso, troquei o óleo por azeite e aumentei um pouco a quantidade de sal na massa – use 1+1/2 colher de cha de sal ao invés de apenas 1/2 colher de cha de sal, como pede a receita.
Versão Semi Integral
Testei recentemente fazer o pão com farinha integral e deu super certo! Fiz metade farinha branca e metade farinha integral. Ficou bem macio também!
Sei que vc deve estar se perguntando porque raios o pão se chama Pão 30 minutos se demora 40 para ficar pronto… Também não sei… só sei que fica bom demais!! rs…
0 Comentários