Advertisement

some text

Como Organizar Uma Festa em Casa



Quer organizar uma festa em casa e não sabe por onde começar? Vou te dar o passo a passo da festa surpresa que organizei aqui em casa


Fazer uma festa em casa voltou a ser uma super opção pra quem quer receber os amigos de forma mais aconchegante. Com essa crise toda, não se fala em outra coisa senão economizar, e vamos combinar que fazer os comes em casa sai bem mais barato… Então, por que não aderir ao movimento e se divertir?
Essa foi a primeira vez que organizei uma festa em casa para 20 pessoas, fazendo praticamente tudo. Geralmente eu organizava festas, mas comprava tudo pronto. Nada contra quem faz isso, mas a ideia desse post é trazer dicas de “comes” que vc mesmo pode fazer em casa e economizar uma graninha! Na festa em questão eu só não fiz o bolo, já que ainda não domino a arte dos bolos de festa (mas ainda ei de aprender!). Todo o restante foi feito pelas mãozinhas aqui… e visto que não sobrou nada, ou o povo estava com muita fome ou o negócio ficou bom mesmo kkkkk Vamos a historia…
No dia 8 rolou uma festa surpresa aqui em casa! Foi aniversario de uma grande amiga, a Amanda. O marido dela me ligou no inicio da semana com a ideia da festa surpresa e claro que eu topei de cara!! Primeiro porque eles são grandes amigos e merecem todo nosso carinho e segundo porque adoro uma bagunça!!!
Vou contar pra vcs como organizei tudo, o que não deu certo, o que eu faria diferente… o post vai ficar bem detalhado, mas se ficar alguma duvida, pode deixar a pergunta lá nos comentários!!
A festa foi para 20 pessoas e fizemos aqui no meu apartamento. A ideia era fazer no salão de festas aqui do prédio, mas já estava alugado…

Passo 1: Comunicar o povo, sem que a aniversariante descubra
Criamos um grupo no whats com o titulo “festa SURPRESA da Amanda” kkkk… assim todo mundo entende que a festa é surpresa… Adicionamos os convidados, comunicamos hora e local e demos algumas dicas do tipo: cheguem com antecedência, se for vir próximo ao horário que a aniversariante vai chegar, se certifique de que não vai cruzar com ela no portão do prédio, não pare o carro na frente do prédio… Aqui tudo funcionou super bem… a Amanda só percebeu o que estava acontecendo quando eu abri a porta!!
Vc também pode usar o facebook para convidar as pessoas, basta criar um evento.

Passo 2: Decidir o cardápio
Aqui não basta só pensar no que vc sabe fazer ou no que a aniversariante gosta… vc tem que levar várias coisas em consideração, inclusive o espaço na sua geladeira… chegou um momento em que não pude mais adiantar as coisas pq não teria como armazenar na geladeira…
Outro ponto é saber quanto tempo cada coisa demora pra ficar pronta. Como eu ia fazer praticamente tudo sozinha, só a montagem que eu ia contar com a ajuda “dazamigas”, não podia inventar nada de muito mirabolante. Tinha que pensar no que a aniversariante gosta + o que era viável fazer. Como sei que a Amanda não curte salgadinhos fritos e prefere coisas mais naturais, pensei logo em saladinhas, cuscuz marroquino, lanchinhos frios, petiscos, suco…
Em tempos de crise, criatividade é tudo!! Além de todas as dicas acima, vc tem que manter o charme dos petiscos, mas também pensar em variações mais baratas. Um belo exercício mental!!
O cardápio da festa ficou assim:
Salgado: Salada grega, salada estilo coleslaw, cuscuz marroquino, petisco de mussarela e stiksy, tomate cereja e mussarela, pão com mortadela e pistache e laminas de limão siciliano, sanduíches de patê de frango, mini misto quente, grissini.
Doce: brigadeiro e mousse de limão no copinho
Mais abaixo passo todas as receitas e a execução de tudo!

Passo 3: Planejando as compras
Fiquei sabendo na 2f da ideia da festa surpresa e já comecei a planejar mil coisas… a cabeça voa longe… Na 3f comecei a esboçar efetivamente o que eu gostaria e poderia fazer pra festa. A ideia era fazer as compras na 3f e começar a por a mão na massa no 4f, lembrando que a festa seria na 5f.
Dividi da seguinte forma:
Na 3f: pela manha decidi o cardápio e a tarde fui ao mercado para comprar coisas como cuscuz, catchup, maionese, açúcar, leite condensado, creme de leite… fui também a loja de artigos de festa para comprar bexiga, canudo, pratinho… Esse foi o dia das compras de coisas que não estragam em curto período de tempo ou que podem ser preparadas com antecedência.
Na 4f: fui ao hortifruti comprar o frango, legumes, folhas, coisas que estragariam com mais facilidade.
Na 5f: produção total!

Passo 4: Organizando a execução dos comes:
Cardápio definido, agora era entender o que pode ser feito com antecedência e o que tem que ser feito no dia mesmo. E aqui eu me enrolei um pouco, pois como os dias tem sido quentes por aqui, fiquei com receio de fazer algumas coisas e elas não ficarem muito boas de um dia para o outro. Além do que, tinha o problema do espaço, na verdade da falta dele, na minha geladeira…
Depois passo as receitas para vcs, aqui vou só dizer o que fui fazendo.
4f – dia 1 de produção:
1. Cozinhei e desfiei o frango. Para desfiar mais rápido usei a batedeira de bolo. Esse negocio de chacoalhar a panela não é muito a minha praia não. Uma vez deixei a panela cair e fiz uma trinca no piso (#mariatrajedia). Deixei o frango esfriando.
2. Usando um cortador de biscoitos, fiz as flores de queijo, tanto para o petisco de sticksy quanto para o petisco com tomate cereja. Guardei as flores em potes plasticos bem fechados na geladeira. Entre uma camada e outra de queijo coloquei plastico.
3. Quebrei os palitinhos de stiksy em 3 partes cada um e coloquei dentro de um potinho fechado para não murchar. Esses palitinhos vão ser usados nas flores de queijo.
4. Depois do frango frio, fiz o pate e guardei na geladeira coberto com filme plastico.
5F – dia 2 de produção e dia da festa: 
1. Pela manhã já coloquei a toalha na mesa e comecei a definir as peças que usaria na festa.
2. Montei os sanduíches de presunto e queijo que depois virariam os misto quentes, coloquei na forma, envolvi com plastico filme, tampei e levei a geladeira. Aqui usei pao de forma sem casca da Wickbold, maionese (bem pouquinho), presunto e mussarela.
3. Fiz a salada coleslaw, fechei com filme plastico e coloquei na geladeira.
4. Fiz o brigadeiro e já coloquei nos potinhos. E nessa altura minha geladeira já estava super lotada…
5. Umas 2 horas antes da chegada da aniversariante comecei a aquecer os pães para montar os sanduíches de frango. Li, não lembro onde, que o sanduíche fica mais gostoso se vc colocar o pão de forma no forno só para dar uma selada, não é para virar torrada, é só para ficar um pouco mais firme. Realmente fica mais gostoso.
6. Piquei os ingredientes da salada grega (tomate, pepino, cebola roxa, azeitona e queijo branco), misturei e reservei para que as meninas me ajudassem a colocar nos potinhos quando chegassem
7. Hidratei o cuscuz marroquino e também deixei para ser colocado nos potinhos pelas meninas
8. Espetei os tomates cereja e as mini florzinhas e ja coloquei no potinho em que seria servido
9. Minha amiga Geovanna chegou, montou as saladas nos potinhos e fez a mousse de limão e colocou nos potinhos.
10. Cortei 2 baguetes fininhas em pedaços de 3 dedos mais ou menos, aqueci um pouquinho para fazer o pão com mortadela. Enquanto aquecia, descasquei um limão siciliano e passei pelo mandoline pra fazer fatias bem finas e servir junto com o pão com mortadela. Eu tirei o miolo do pão, coloquei dentro uma fatia de mortadela com pistache e uma fatia de limão siciliano. Essa mortadela eu comprei naquele cantinho dos produtos com prazo de validade próximo do vencimento que eu tanto frequento… saiu mais barato que mortadela normal!
11. a Ju colocou o misto quente num forninho menor para não atrasar ainda mais…
12. Nessa altura a aniversariante já tinha chegado, a festa já estava aberta!!!

As receitas
Não consegui tirar foto de tudo… falta de planejamento da minha parte… tinha que ter deixado alguém encarregado de fotografar, porque eu estava a mil organizando as coisas na cozinha, cuidando do forno… essas foram as fotos que consegui tirar:

Salada Grega
 Para 20 potinhos de 110ml cada eu usei: 2 tomates grandes cortados, 2 pepinos, 2 cebolas roxas medias, 300g de azeitonas pretas sem caroco, 250g queijo minas frescal.
So misturar tudo e montar os potinhos. Deixei azeite, balsamico, sal e pimenta ao lado para que cada um temperasse a sua salada.


Cuscuz Marroquino
Eram 30 potinhos de 60ml cada. Hidratei 1 xícara de cha (250ml) de cuscuz seco em 1 xícara de chá de água fervendo. Antes de colocar a agua, eu costumo ” temperar” o cuscuz. Uso 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de suco de limao, 1/2 colher de cha de lemon pepper, sal. Joga a agua e tampa. Antes de servir, provei o tempero e acrescentei tomate cereja fatiado bem fininho (fiz no mandoline), damasco picadinho, salsinha picadinha a gosto (eu gosto muito kkk)


Salada Coleslaw 
Para 15 potinhos de 60ml eu usei: 1/4 de um repolho roxo, 1/4 de um repolho verde, 1 cenoura grande ralada, 1/2 xícara de chá de salsinha, 1/2 caixinha de creme de leite, sal e pimenta a gosto. Para chegar na consistência mais firminha, acrescentei umas 2 colheres de sopa de maionese e 1 colher de sopa de mostarda escura. 
FARIA DIFERENTE:  eu faria essa salada mais perto da hora de servir… o repolho verde escureceu e não ficou bonito.


Pão com Mortadela e Limão Siciliano


Queijo Mussarela e Stiksy
FARIA DIFERENTE: usaria outro queijo… a mussarela fica molenga muito rápido… talvez o queijo minas padrão.


Tomate Cereja e Flores de Queijo
Também usaria outro queijo aqui…


Lanchinho de Pate de Frango e Misto Quente
Para 60 sanduíches (60 triângulos): 3 pacotes de pao de forma sem casca (sao 20 fatias em cada), 1+1/2 peito de frango cozido e desfiado, 300g de maionese, 1 caixinha de creme de leite (200g), 4 colheres de sopa de catchup, salsinha e uva passa a gosto. Eu nem usei sal. Roubei essa foto de alguém kkkk .
Na foto também aparece o misto quente. Ambos eu cortei em triangulo.


Brigadeiro de Potinho
Para 40 potinhos de 15ml eu usei essa receita. Pra enfeitar, usei esses confeitos fofos da Mavalerio.


E essa foi a festa… Eu amei organizar… foi uma experiencia e tanto… Na verdade foi um estagio. No inicio de Novembro vou fazer a festa de aniversario do meu pequeno para 100 pessoas… Vai ser aqui no prédio… também vou fazer tudo (menos o bolo). Aguenta coração kkkkk
Claro que vou contar tudo pra vcs também… aguardem!

Postar um comentário

0 Comentários