Advertisement

some text

Molho Branco ou Molho Bechamel

molho branco molho bechamel penne ao molho branco

Molho Bechamel ou Molho Branco, fácil e coringa!
Conforme eu mencionei ontem no facebook e no instagram, dia 25/10, sábado, é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. Pensando nisso, de hoje até o final da semana, todos os dias vou trazer um molho para acompanhar nossas massas. Como esse é um blog para iniciantes (feito por iniciante kkk), vou postar molhos básicos, mas que tem seu valor!!
Para abrir a semana, decidi começar com o molho Bechamel, o molho branco. Ele é bem versátil e vc pode usar para muitas outras preparações além de massas. Pode gratinar batatas ou outros legumes, usar em lanches (ainda vou postar um croque monsieur hummm), panquecas, crepes… é bem usado na cozinha!
Busquei em diversos sites a forma correta (se é que em cozinha isso existe) de fazer o molho, mas cada chef faz de um jeito… Uns aromatizam o leite e dizem que essa é a diferença entre o molho branco e o bechamel, outros incluem cebola na preparação do roux (já explico já o que é isso…)… Enfim, como se trata de um molho de origem francesa, nada melhor que um chefe francês: Claude Troisgros. A receita abaixo veio do GNT. O chefe usou em uma de suas preparações.
Eu dimensionei a receita do molho para 2 pessoas. Usei 200g de penne cozido conforme instruções da embalagem.

Molho Branco ou Bechamel

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
300ml de leite fervendo
Noz moscada ralada e sal a gosto
Parmesão para gratinar

Como fazer:
1. Derreta a manteiga em fogo baixo, sem deixar queimar
2. Quando estiver totalmente derretida, espalhe a farinha de trigo sobre a manteiga e mexa. Isso é o roux, uma base para engrossar molhos.
3. Continue mexendo para cozinhar a farinha, isso leva em torno de 2 minutos.
4. Sem parar de mexer, despeje o leite aos poucos. (ferva o leite num canecão, é mais fácil na hora de despejar na panela sem fazer sujeira ou se queimar)
5. Acrescente a noz moscada ralada (na hora) e o sal. Se vc não tem intimidade com esses 2 ingredientes, sugiro colocar e ir provando. A noz moscada tem sabor bem marcante.
6. Cozinhe até que o molho engrosse, mexendo sempre.
7. Retire do fogo e despeje sobre a massa.

Dica
1. Eu gosto de molho branco gratinado, então misturei o molho ao penne, ralei parmesão (a gosto) e levei ao forno alto (220C) por cerca de 10 minutos ou até que o queijo gratine.
2. Talvez algumas pessoas preparem o molho de forma diferente, por exemplo, não usem o leite fervendo na preparação do molho. Achei chefes renomados que, inclusive, instruem que o leite deve ser gelado e colocado de uma única vez. Eu já fiz das 2 formas e não notei diferença no resultado final…
3. Dê preferencia a noz moscada ralada na hora.
4. O molho empelotou? Não se apavore. Bata no liquidificador ou mixer e volte para a panela!

Mais ideias de molhos? Confere na tag molhos aqui no blog! 


molho branco molho bechamel penne ao molho branco


Postar um comentário

0 Comentários