Advertisement

some text

Geleia de Abacaxi e Pimenta



Estava há dias pensando em alguma coisa para servir com o tender de Natal que não fosse molho de laranja ou maracujá. Aí me veio a ideia de fazer uma geleia de abacaxi com pimenta! É agridoce com uma leve picância… acho que super combina com tender e pernil.
Aí comecei a procurar receitas e pedi para o pessoal do Instagram me mandar ideias. A Flavia, do blog Arte na Cozinha, me mandou essa receita e achei bem prática de fazer! Fui ao mercado, comprei os ingredientes, que são somente 3 (fácil e economica… ADORO!).
Como não sou mega fã de pimenta, reduzi um pouco a quantidade de pimentas. Para o meu gosto ficou perfeito!

Geleia de Abacaxi com Pimenta
É bem prático de fazer. Primeiramente, comece descascando e tirando o miolo de um abacaxi. O meu, depois de descascado, picado e retirado o miolo, deu 650g. Tire a semente e pique 4 pimentas dedo de moça. Coloque o abacaxi, a pimenta e 250ml de agua no liquidificador e bata. Eu bati bem pouco porque queria deixar alguns pedacinhos do abacaxi. Mas é de gosto!
Em seguida, numa panela de fundo grosso e alta, coloque 600g de açúcar branco (refinado) e despeje a mistura do liquidificador. Mexa apenas para que o acúcar derreta. Ligue o fogo e agora é “braços para que te quero!”. Em fogo baixo, deixe a geleia cozinhar, mexendo de vez em quando, até que ela reduza e engrosse um pouco. Uma dica: vá tirando a espuma que sobe durante o cozimento, dessa forma a geleia ficará translúcida. Não me pergunte o porque, eu tambem não sei explicar… só sei que faço isso kkkkk
Mas voltando a geleia… Aqui levou quase 1 hora paara chegar ao ponto. Não espere que a geleia fique firme enquanto estiver na panela. A minha só tomou consistencia de geleia quando foi a geladeira.
Coloque a geleia ainda quente em potes de vidro (eu adoro usar potes de palmito bem lavados e esterilizados, claro), tampe e deixe esfriar em temperatura ambiente. Só depois leve a geladeira.


geleia simples e fácil de ser feita! 
Prato: Acompanhamento
Palavra Chave: Geleia de Abacaxi com Pimenta
Autor: Deia
Ingredientes
1 abacaxi
4 pimentas dedo de moça
250 ml de agua
600 g de açúcar branco (refinado)
Como Fazer
1 Descasque, pique e retire o miolo do abacaxi
2 Tire a semente e pique as pimentas
3 No liquidificador, bata o abacaxi, a pimenta e a agua
4 Numa panela alta e de fundo grosso, coloque o açucar e a mistura do liquidificador.
5 Mexa por cerca de 1 hora em fogo baixo, lembrando de retirar a espuma que se forma na superficie durante o cozimento.
6 Em 1 hora a mistura da panela certamente já terá reduzido e a consistencia mudado.
7 Despeje a geleia em vidros limpos e esterilizados, tampe e deixe esfriar em temperatura ambiente,
8 Depois de frio, leve a geladeira
.
Só para ilustrar, aqui uma ideia de como servir a geleia para aperitivo. Sabe o tender que com certeza vai sobrar da ceia? Vira esse petisquinho! Aqui tem tender picado, mussarela picada e a geleia de abacaxi com pimenta!


Sem dúvida voce pode ter outras mil ideias para essa geleia… uma tábua de frios, com dadinho de tapioca, banana da terra, queijo coalho assado…

E se voce tem perfil no Pinterest, aproveita e já salva essa imagem na sua pasta de receitas!

Postar um comentário

0 Comentários